Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença considerada silenciosa e de evolução lenta, normalmente quando surgem sintomas, a doença já está instalada há algum tempo. O diagnóstico é feito, em sua maioria, por meio do exame de PSA, que pode ser realizado em nosso laboratório, ou exame de toque retal.

A próstata é uma glândula presente no organismo dos homens e fica localizada logo abaixo da bexiga, à frente do reto. É um órgão pequeno e o formato se assemelha ao de uma maçã. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides.

Segundo o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a taxa de incidência nos países desenvolvidos é maior que nos países em desenvolvimento. A maioria dos casos ocorre em homens a partir dos 65 anos de idade, sendo considerado um câncer da terceira idade. É importante que todos os homens, a partir dos 40 anos, façam seus exames preventivos regularmente.

 

Alguns fatores de risco são:

–  Homens que tem irmão com a doença;

–  Parentes de primeiro grau com câncer de próstata;

–  Dieta pobre em legumes, vegetais e frutas, e rica em carne vermelha e gorduras;

–  Nível de poluição ambiental;

–  Contato com derivados de borracha e substâncias como cromo, ferro, cádmio e chumbo;

Tratamento:

Segundo o INCA, quando a doença é localizada, o tratamento consiste em  cirurgia, radioterapia e observação. Quando a doença já se encontra localmente avançada, é recomendada a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Quando a doença está em fase avançada e o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo, a chamada metástase, o tratamento aconselhado é a terapia hormonal.