Mês de conscientização e combate à AIDS

O que é o Dezembro Vermelho:

No dia primeiro de dezembro é celebrado o dia mundial contra a Aids. Em decorrência desta data,  o Dezembro Vermelho foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 e é uma campanha realizada  com  o intuito de conscientizar e combater  a epidemia de AIDS no mundo.

O Dom Bosco Laboratório é grande apoiador da causa e durante todo o mês de dezembro estará divulgando informações em suas redes sociais sobre a doença e sua prevenção, e disponibilizará um pacote chamado “sexo seguro” com exames de prevenção para AIDS e outras DSTS por um ótimo valor.

Entenda mais sobre HIV/AIDS:

Segundo a UNAIDS, o  HIV é um vírus que se espalha através de fluídos corporais e afeta células específicas do sistema imunológico, conhecidas como células CD4, ou células T.
Sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS.

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Como se prevenir?

A fim de evitar a transmissão da doença, é recomendado a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, o uso de preservativos durante relações sexuais e também testar previamente o sangue e hemoderivados para transfusão de sangue.