Saiba mais sobre a doença que atinge milhares de homens por ano e sua campanha de prevenção.

A campanha “Novembro Azul” nasceu em 2003, na Austrália, juntamente com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é celebrado em 17 de novembro. Este movimento tem o intuito de estimular a participação ativa da população no controle do câncer de próstata e vencer o preconceito por parte dos homens com relação ao exame de toque, preconceito tal que é uma das causas que impossibilitam um possível diagnóstico e tratamento da doença. No Brasil, a campanha chegou por intermédio do instituto Lado a Lado pela vida.  A data é celebrada todos os anos no mês de Novembro e tem como objetivo principal compartilhar informações sobre o câncer de próstata, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

O Laboratório Dom Bosco é grande apoiador do movimento, e participa ativamente oferecendo descontos para os homens durante todo o mês de Novembro no check-up masculino e no exame de PSA  a fim de incentivar a realização de exames preventivos de rotina e de alertar sobre o assunto. Além de promover informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

 

Câncer de Próstata:

O câncer de próstata é uma doença considerada silenciosa e de evolução lenta, normalmente quando surgem sintomas, a doença já está instalada há algum tempo. O diagnóstico é feito, em sua maioria, por meio do exame de PSA, que pode ser realizado em nosso laboratório, ou exame de toque retal.

A próstata é uma glândula presente no organismo dos homens e fica localizada logo abaixo da bexiga, à frente do reto. É um órgão pequeno e o formato se assemelha ao de uma maçã. A próstata produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides.

Segundo o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a taxa de incidência nos países desenvolvidos é maior que nos países em desenvolvimento. A maioria dos casos ocorre em homens a partir dos 65 anos de idade, sendo considerado um câncer da terceira idade. É importante que todos os homens, a partir dos 40 anos, façam seus exames preventivos regularmente.