enfermeiras-brasileiras-famosas

Conheça as mulheres guerreiras que fizeram história e deram origem a enfermagem, Florence Nightingale e Ana Néri.

Florence Nightingale foi enfermeira de guerra e durante os combates os soldados fizeram de Florence o seu anjo da guarda, pois de lanterna na mão, percorria as enfermarias dos acampamentos atendendo os soldados doentes. Por isto ficou conhecida mundialmente como “A Dama da Lâmpada”. A lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem e sua representação foi estilizada, assumindo a forma de uma lamparina grega. Florence deu início à Primeira Escola de Enfermagem, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.

 

Já a história de Ana Néri foi uma verdadeira prova de amor materno, Ana foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Criou sozinha seus filhos, que em 1865 foram convocados para lutar na Guerra do Paraguai. Sem suportar a dor da separação, Ana Néri se ofereceu para cuidar dos feridos de guerra, tornando-se assim, a primeira mulher enfermeira do país. A primeira escola de enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome.

 

A semana da enfermagem é comemorada do dia 12 a 20 de maio. Sendo dia 12 de maio o nascimento de Florence e dia 20 a morte de Ana Néri. Esse ano é ainda mais especial, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem. Por aqui, agradecemos o legado feminino com o nosso time, que é composto por 95% de mulheres.