Saiba mais sobre a doença que atinge milhares de mulheres (e homens) por ano.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o movimento que hoje é mundialmente conhecido como Outubro Rosa, nasceu na década de 1990, com o intuito de estimular a participação ativa da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada todos os anos no mês de Outubro e tem como objetivo principal compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

O Laboratório Dom Bosco é grande apoiador do movimento, e participa ativamente oferecendo descontos para as mulheres durante todo o mês de Outubro a fim de incentivar a realização de exames preventivos de rotina e de alertar sobre o assunto. Além de promover informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

 

Câncer de mama

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

 

No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, por volta de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

 

Alguns dos fatores de risco desse câncer são: histórico familiar, idade (40 a 69 anos), menstruação precoce, menopausa tardia, colesterol alto, obesidade, lesões de risco, tumor de mama anterior. O diagnóstico pode ser feito através da mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros exames de imagem. Caso seja identificada uma alteração suspeita de câncer de mama, é necessário fazer uma biópsia do tecido coletado da mama.