Por exemplo, você sabia que a palavra “Coronavírus” se refere a um grupo de vírus? O COVID-19, responsável pela pandemia, é apenas um membro dessa família.

Essa família de vírus ficou muito conhecida em 2002 durante o surto da SARS (em português, Síndrome Respiratória Aguda Grave) e geralmente causa infecções respiratórias. No dia 31 de dezembro do ano passado, 2019, conhecemos o novo membro dessa família, apelidado popularmente de “coronavírus”, mas seu nome oficial é COVID-19.

 

O mais curioso disso é que boa parte das pessoas já foi infectada com algum tipo de coronavírus, o que causou uma gripe ou um resfriado. Porém o que é mais perigoso no novo COVID-19 é seu rápido contágio, além de maior letalidade que o comum, que aumentou ainda mais graças ao mundo moderno onde vivemos: cheio de viagens, de transportes públicos e de grandes populações – um prato cheio para o vírus perambular por aí.

 

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que não sobrecarreguemos o sistema de saúde local (e nacional). É muito importante higienizar sempre as mãos com sabão ou com álcool em gel. Se por acaso você não estiver em um local onde essa lavagem possa ser realizada, evite ao máximo encostar no próprio rosto, em outra pessoa ou em locais muito tocados como maçanetas, corrimãos e apoios. Muito importante lembrar também de manter distância de pelo menos 1 metro das pessoas, porque o vírus se espalha também pelo ar. Como consequência, também evite sair de casa sempre que puder. Esse é um momento delicado e quanto menos pessoas circulando nas ruas, maiores as chances de passarmos por essa doença da melhor forma possível.

 

Outros cuidados importantes que nem sempre damos muita atenção são: limpar também a tela do celular (onde tocamos muito com a mão) ao chegar em casa, além da carteira com os cartões de crédito que possam ter sido muito utilizados por você. Claro, desinfetar sempre toda a casa é recomendado (principalmente as maçanetas).

 

Muita informação, não? Por isso mesmo, o Laboratório Dom Bosco criou um quiz com perguntas sobre o COVID-19 para que você aprenda tudo da maneira mais leve possível, já que esse período de isolamento não está sendo fácil. Compartilhe seu resultado conosco!

[streamquiz id=”3″]