Por exemplo, você sabe a diferença entre alergia ao glúten e doença celíaca? Se não souber é melhor responder esse quiz já!

No dia 16/05/2019 foi realizado o “Dia Internacional do celíaco”, um dia destinado à conscientização sobre a doença celíaca, uma reação autoimune desencadeada pelo glúten, que por sua vez é encontrado no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados.

 

Barriga estufada, gases, ânsia de vômito e diarreia são alguns dos sintomas que os celíacos estão acostumados a sentir. A doença é uma condição crônica que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, atrofiando a mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água. Para piorar, seu diagnóstico é difícil e pode demandar vários médicos e exames até uma conclusão definitiva e correta.

 

A doença celíaca não é das mais conhecidas, portanto muitas pessoas tem muitas dúvidas em relação a ela, por exemplo: Toda reação ao glúten pode ser doença celíaca? Segundo a nutricionista Mariana Del Bosco, “Hoje em dia, intolerância ou sensibilidade ao glúten são palavras utilizadas para pacientes que apresentam mal-estar ao consumir alimentos com glúten e que não são celíacos”. Ou seja, uma pessoa pode ser intolerante ao glúten e não ser celíaca.

 

Diante de tudo isso, nós, do Dom Bosco Laboratório, criamos um quiz com perguntas sobre a doença para que você aprenda se divertindo! Será que você conseguirá responder todas nossas perguntas? Compartilhe seu resultado conosco!

[streamquiz id=”2″]