Eles são obrigatórios e seus colaboradores agradecem

A CLT (“Consolidação das Leis do Trabalho”), sancionada em 1 de maio de 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas, trouxe vários avanços para todos os brasileiros. Foi por meio dela que condições mais dignas de trabalho foram asseguradas tornando mais justo o exercício de uma profissão.

 

Com o passar dos anos, alterações foram feitas de modo a adaptar a CLT para a contemporaneidade. Uma das alterações no texto, feita em 24 de outubro de 1989, foi a inclusão do Artigo 168 que versa sobre a obrigatoriedade do empregador em realizar exames médicos em seus colaboradores. A nova redação prevê que a avaliação médica deve ser obrigatória:

 

  • Quando o trabalhador for ingressar em novo ofício (admissional);
  •  Durante o percusso do vínculo empregatício (periódicos);
  •  No desligamento do trabalhador (demissional);

 

Além de ficar em dia com a justiça do trabalho, os exames ocupacionais (como podem ser chamados) trazem inúmeros benefícios para empregado e empregador. Dentre eles, três se destacam:

 

 1- Redução das faltas por doenças

 

Realizando exames periodicamente, será possível identificar e tratar doenças antes que elas deixem você ou seu empregado “de atestado”, impedindo assim desfalques na sua equipe.

 

2- Garantia de saber que seus funcionários estão aptos a trabalhar

 

Com a avaliação admissional, será possível definir se um candidato é apto a assumir uma vaga específica. Essa dica vale principalmente para aquelas vagas de emprego no qual o trabalhador exercerá trabalhos pesados.

 

3 – Manutenção das condições de saúde para realização do trabalho

 

Seguindo a mesma lógica das dicas anteriores, realizar análises na sua equipe periodicamente garantirá uma equipe sadia que realiza seu ofício com o máximo vigor.

 

Tendo em vista a importância de tal exame, o laboratório Dom Bosco oferece, dentre seus vários serviços, a “coleta corporativa”: serviço no qual você poderá realizar os exames da sua equipe inteira a preços bem acessíveis. Cadastre a sua empresa aqui e receba, sem compromisso, mais informações sobre o assunto.