Sintomas da falta desta vitamina podem estar aliados até com a depressão. Separamos algumas dicas de como aumentar os níveis desta vitamina no seu organismo.

Já ouviu falar sobre a vitamina D? Esta vitamina é fundamental em diversos processos do metabolismo, auxiliando na formação óssea, participando do metabolismo do cálcio, interagindo com os processos do sistema imunológico, além de participar de inúmeros tecidos corporais, entre eles o coração, o cérebro, a pele, o intestino, a próstata, os ossos, os rins, as gônadas, entre outros.

 

Ela e seus pró-hormônios foram alvos de inúmeros estudos nos últimos anos, principalmente devido ao aumento considerável do uso de filtros solares e a vida cada vez menos ao ar livre que a maioria das pessoas levam, causando a redução drástica da produção deste nutriente no organismo.

 

Problemas como: cansaço e fadiga, depressão, redução da densidade óssea, raquitismo, baixa imunidade, aumento de inflamação, dor e pressão alta podem estar aliados à deficiência de vitamina D. Além disso, muitas pesquisas mostram que ela está relacionada ao desenvolvimento de várias doenças autoimunes. Entre elas, estão a diabetes mellitus insulino-dependente (DMID), esclerose múltipla (EM), doença inflamatória intestinal (DII), artrite reumatoide (AR), lúpus eritematoso sistêmico (LES), entre outras. E quando é uma deficiência prolongada (não tratada) pode provocar raquitismo e osteomalacia e, em adultos, quando associada à osteoporose, leva a um risco maior de fraturas.

 

Como pôde ver, os problemas relacionados a falta dessa vitamina são sérios. Felizmente, aumentar os níveis dela no seu organismo é fácil, veja como:

 

1.Tomar sol

Uma boa maneira de aumentar os níveis de vitamina D é tomar sol, preferencialmente no horário da manhã ou no final da tarde, de 10 a 15 minutos por dia.

 

2. Alimentos específicos

Esta vitamina também pode ser adquirida através de uma alimentação balanceada. Ela pode ser encontrada em peixes como a sardinha e o salmão, no óleo de fígado de peixe, nos cogumelos, nos ovos.

 

3. Suplementação

Ela também pode ser consumida através de suplementos alimentares, sendo facilmente encontrada em lojas especializadas de produtos naturais e farmácias. As recomendações de reposição de vitamina D variam e dependem da deficiência do paciente. O tratamento deve sempre ser orientado por um médico ou nutricionista.

 

O Dom Bosco Laboratório realiza o exame de vitamina D com equipamentos de última geração da empresa alemã Roche e entrega rapidamente o resultado. Além de tudo, temos o melhor preço do mercado. Comprove e faça seu orçamento!

 

Referências: